
A escolha da escova de dentes é fundamental para uma boa higiene bucal. A mais recomendada pelos dentistas é a escova com cerdas macias, pois estas não agridem a gengiva, nem retiram o esmalte dos dentes. O formato da escova também é primordial para uma higienização bucal eficaz. A cabeça da escova deve ser pequena para alcançar todos os dentes, inclusive os dentes sisos, que ficam na parte posterior da boca.
Outro aspecto importante é quanto à limpeza da escova de dentes. Esta deverá ser enxaguada, em água corrente, antes e após o seu uso. Para evitar que haja a sua contaminação, antes de escovar os dentes, enxágue bem a boca para retirar resíduos de alimentos presos nos dentes. Da mesma forma, mãos e unhas devem ser higienizadas para que, ao manipular a escova, esta não seja contaminada. Não guarde a escova molhada! Dê algumas batidas na pia para que saia o excesso de água e a acondicione em pé, sem contato com outras escovas.
Quando as cerdas da escova estiverem desgastadas, ou no decorrer de 3 meses, troque sua escova de dentes. Se viajar, não a guarde de forma que suas cerdas amassem, caso contrário, esta será inutilizada. O acondicionamento da escova de dentes também é primordial para a sua durabilidade e conservação. Da mesma forma, tenha cuidado com infecções bucais ou resfriados. Estes são os principais vilões de contaminação da escova. Caso isso ocorra, troque-a imediatamente, o que evitará uma nova infecção. Faça isso mesmo se a escova estiver nova!
Após todos esses cuidados, sua escova de dentes estará pronta para uma perfeita higienização bucal.
Por Andréa Oliveira.Fontes: Brasil Escola, Saúde Terra, G1, Oral-B, Colgate e Wikipédia.