Saúde bucal - como os alimentos agem nos dentes

Quando falamos em saúde bucal, não podemos nos esquecer dos alimentos que ingerimos. São eles os responsáveis pelo bom desenvolvimento dos dentes e pelo bem-estar bucal do indivíduo. Entretanto, a ingestão de alguns tipos de alimentos podem acarretar o surgimento de cáries, placas, ou ainda o mau hálito, além do escurecimento dos dentes ou do seu desgaste. Por isso, devemos escolher alimentos saudáveis que fortaleçam os nossos dentes, levando-nos à plena saúde bucal.

Os refrigerantes, por exemplo, principalmente os de coloração escura, além de causarem o escurecimento dentário, corroem o esmalte dos dentes, tornando-os porosos e suscetíveis à cárie. O café, o vinho tinto e os sucos artificiais também causam o escurecimento dos dentes, se ingeridos em excesso. Principalmente, se os dentes já estiverem desgastados, o que facilita a absorção dos pigmentos contidos nessas bebidas.

Alguns alimentos saudáveis também possuem muitos pigmentos e podem gerar o escurecimento dos dentes. São eles: a amora, a cereja e a beterraba. Entretanto, não se deve eliminar tais alimentos da dieta, contanto que algumas medidas simples sejam adotadas. Após o consumo de alimentos como estes, enxágue a boca, com água em abundância, para diminuir a concentração dos pigmentos e, assim, evitar problemas futuros. Mas o melhor mesmo é o uso associado de escova de dentes e do fio dental, além de um bom creme dental.

O interessante é que há alimentos que neutralizam o efeito dos alimentos nocivos à saúde dos dentes, como a maçã. Se não houver como escovar os dentes, após comer chocolate ou chupar uma bala, coma uma maçã. Esta fruta, além de saudável, retira os resíduos do açúcar contidos no chocolate ou na bala. Da mesma forma, ela estimula a produção da saliva, ajudando a higienizar a boca e a remover a placa bacteriana.

Por Andréa Oliveira.Fontes: Brasil Escola, Saúde Terra, G1, Oral-B, Colgate e Wikipédia.