Saúde bucal - como escovar os dentes e passar o fio dental

 

É unânime entre os profissionais de saúde bucal o tempo de escovação dos dentes. Este não pode ser menor que 2 minutos. Infelizmente, algumas pessoas não chegam nem à metade desse tempo. Dessa forma, não haverá a remoção adequada dos resíduos de alimentos, o que poderá causar cáries, placa bacteriana,  gengivite, ou ainda mau hálito. Da próxima vez que for escovar os dentes, concentre-se nessa atividade, pois, afinal, são apenas 2 minutos para evitar sérios problemas no futuro.

Primeiramente, enxágue bem a boca, com bastante água, para retirar o excesso de resíduos alimentares. Enxágue também a escova e distribua sobre ela o creme dental, de forma transversal, nunca longitudinal. Quanto à posição da escova, esta deverá estar em um ângulo de 45º em relação aos dentes. A escovação deverá vir da gengiva à ponta dos dentes, em movimentos curtos e suaves, sem muita pressão, para não machucar a gengiva.

Comece escovando a parte interna dos dentes superiores e, em seguida, dos posteriores. Não se esqueça de escovar as bochechas e a língua. Isso evita o acúmulo de bactérias e a halitose, ou o mau hálito. Por fim, escove a parte anterior dos dentes, tanto na parte superior, como na parte inferior. Faça isso, suavemente, de cima para baixo, em todos os dentes. Por fim, enxágue a boca com bastante água e passe para o fio dental.

Quanto ao fio dental, este deverá ser usado, pelo menos, uma vez ao dia, de preferência, à noite, antes de dormir. O seu uso contínuo auxilia na retirada de resíduos alimentares onde as cerdas da escova de dentes não alcançam. Antes de começar, corte aproximadamente 40 cm do fio dental, segure-o, firmemente, com os dedos indicadores. Estique-o bem e, com movimentos de cima para baixo, passe-o entre os dentes. Faça isso em cada dente, mas com suavidade para não machucar a gengiva. Complete a higienização enxaguando a boca. Seu sorriso agradece!

Por Andréa Oliveira.Fontes: Brasil Escola, Saúde Terra, G1, Oral-B, Colgate e Wikipédia.