De nada adianta um olhar expressivo, sem olheiras, uma pele limpa e saudável se o hálito não estiver puro e os dentes bem cuidados
Quanto a isto não há dúvidas: o rosto é o nosso cartão postal e, como tal, deve ser e estar sempre belo e bem cuidado. Afinal, não há quem deixe de elogiar uma pele limpa, livre de manchas e espinhas e um belo sorriso. Mas, para manter esse cartão postal intacto e perfeito, muito há de se fazer principalmente com relação à saúde da boca. Afinal, de nada adianta um olhar expressivo, sem olheiras, uma pele limpa e saudável se o hálito não estiver puro e os dentes bem cuidados. Entre as precauções especiais para manter a saúde bucal, destacam-se:
1- Escovar os dentes com muita força
Nada de por força excessiva sobre os dentes ao escová-los. Muito se enganam aqueles que acham que esta atitude garante dentes mais limpos e brancos. Isto apenas serve para desgastar o esmalte dos dentes, irritar e causar danos irreversíveis à gengiva.
2- Ranger os dentes
Conhecido como ‘bruxismo’, o ranger dos dentes acontece à noite, enquanto dormimos, e pode ter relação com fases difíceis e de estresse. Aconselha-se procurar a ajuda de um especialista para limitar os danos.
3- Consumir alimentos ácidos
O esmalte dos dentes não se regenera. Portanto, alimentos ácidos devem ser consumidos de maneira moderada por causarem erosão, um amolecimento do esmalte.
4- Consumir refrigerantes e sucos industrializados
Refrigerantes e sucos industrializados também são considerados ácidos. Portanto, seu consumo deve ser moderado.
5- Fumar
Fumar deixa os dentes amarelos, provoca gengivite, mau hálito, câncer na garganta e boca e doença periodontal.
Fumar, além de deixar os dentes amarelos, provoca inflamação na gengiva, mau hálito, câncer na garganta e boca e doença periodontal.
6- Roer as unhas
E roer as unhas pode causar trincas e lascar aos dentes da frente, sem contar que levam para o organismo germes e bactérias que estão debaixo das unhas.
7- Chupar dedo
O hábito de chupar dedo interfere no crescimento da arcada dentária e altera a posição dos dentes.
8- Usar escovas duras
O melhor para os dentes é fazer as escovações diárias com uma escova macia, com movimentos curtos a cada dois dentes e depois terminar penteando a gengiva para baixo.
9- Ignorar a sensibilidade
Se você faz tudo direitinho e ainda assim tem sensibilidade nos dentes ao ingerir alguns tipos de alimentos, procure um dentista de sua confiança para avaliação, diagnóstico e correto tratamento.
10- Não usar fio dental
Uma higiene oral adequada, com escovação e uso correto do fio dental, pode evitar a inflamação da gengiva, eliminando o acúmulo de tártaro e restos de alimentos entre os dentes. Ao passar o fio dental, esfregando-o contra os dentes e não contra a gengiva, pois isto pode machucá-la. Como resultado, ela desce, retrai e expõe a raiz.
11- Provocar o enfraquecimento do esmalte dos dentes
Alguns alimentos causam o enfraquecimento dos esmaltes e por isso não podem ser consumidos em excesso, por exemplo, os refrigerantes, sorvetes e cafés.
Alguns alimentos causam o enfraquecimento dos esmaltes e por isso não podem ser consumidos em excesso.
12- Consumir álcool
O consumo exagerado de álcool provoca o ressecamento da boca, elimina a proteção natural dos dentes, proporciona o aumento de substâncias nocivas, provoca o câncer e desidrata.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Bem Estar.